Menu fechado

Pilates no Equilíbrio, Postura, Estabilidade e Força

O Pilates é capaz de melhorar as capacidades de força, equilíbrio, estabilidade e força? Essa é uma pergunta que definitivamente comprova se o Pilates pode ou não ser utilizado como uma prática de atividade quase completa.

Claro que na minha humilde opinião, o Pilates é uma modalidade, é um método que associa outras modalidades e por isso é quase completa, mas não seria nem louco de oferecer ao meu paciente ou aluno como a milagrosa arma contra doenças, envelhecimento ou bem estar.

Mesmo trabalhando há 11 anos com Pilates não posso permitir que meu lado pilateiro sobrepunha a verdade e que, conflitos de interesse sejam totalmente banidos dessa análise.

Portanto, eu, sempre que utilizar o Pilates, irei também oferecer outras técnicas, outras modalidades conforme a necessidade de cada indivíduo.

Mas respondendo a essa pergunta, a resposta é clara, SIM! O Pilates promove Equilíbrio, melhora da Postura, Estabilidade e Força.

O Pilates por utilizar-se de exercícios que utilizam músculos superficiais e profundos, não segmentar exercícios por grupo muscular, promove um reequilíbrio muscular muito importante, tanto é que,  Joseph Pilates teve como seus principais alunos “bailarinos” que através da contrologia encontrou um método capaz de sanar as questões de lesões (lesões recidivantes), por promover o reequilíbrio muscular, algo buscado e procurado por clubes e atletas profissionais (vide onde trabalho).

Além disso, promove força e resistência por trabalhar a musculatura através de forças externas e internas, tais como molas, equipamentos, ação da gravidade e movimentos biomecanicamente bem elaborados.

Já a estabilidade é adquirida ao fortalecer e compreender quais músculos utilizar para cada atividade proposta, entender e ter a percepção corporal, aprender a ativar musculatura correta. Sendo o principais músculos a serem estabilizados são transverso abdominal e multífidos, sendo ativados 30 milissegundos antes de qualquer movimento do nosso corpo, trazendo uma perfeita harmonia entre estabilização e proteção articular através da consciência corporal e muscular adquirida.

um trabalho recente de 2019 na china, propôs verificar o Equilíbrio, Postura, Estabilidade e Força em um grupo de jovens atletas universitárias.

O grupo experimental de 16 atletas do sexo feminino fora da temporada participou de um programa de treinamento supervisionado de Pilates, que acontecia duas vezes por semana durante seis semanas.

As sessões de 30 minutos de Pilates consistiram em treinamento com peso corporal que evoluiu para a incorporação de aparelhos. As medidas pré e pós-teste foram realizadas em três testes funcionais, que incluíram Balance Plate Tandem Balance (FPTB), Limites de estabilidade postural (LPS) e Biering-Sorensen Back Extension (BSBE).

Já o grupo de controle formada por 10 universitárias, que mantiveram suas atividades físicas normais, mas não estavam envolvidos no programa de treinamento de Pilates.

Resumindo, foi realizado a comparação entre os grupos e testes:

Não houve diferenças significativas entre os grupos experimental e controle no teste inicial. O grupo controle não apresentou alterações significativas entre as medições pós-teste.

O grupo experimental diminuiu o comprimento do caminho na avaliação da FPTB (39,8 polegadas vs. 36,5 polegadas, p <0,05). O grupo experimental também exibiu melhora significativa no escore de controle postural na avaliação do LPS (37,1 vs. 47,4, p <0,001).

Finalmente, houve um aumento significativo de segundos retidos durante a avaliação do BSBE entre o grupo experimental (172,4 segundos vs. 187,7 segundos, p <0,05). 

Concluindo-se que, o programa progressivo de seis semanas de Pilates contribuiu para aumento do equilíbrio, aumento da estabilidade postural e aumento da força isométrica em atletas do sexo feminino em idade universitária.

Esse resultado já era de se esperar, sabendo de todo benefício que o método Pilates nos trás nos dias de hoje, ainda mais que hoje temos estudos aliados a biomecânica, Fisiologia, Anatomia e respeitando sempre as limitações e cada indivíduo personalizando assim suas aulas.

Pilates no Equilíbrio Postura Estabilidade

Se quiser saber sobre tratamento das disfunções e patologias de coluna e ombro, recomendo que clique nesse link e torne-se um expert no assunto com nossa Formação Avançada em Prevenção e Reabilitação de Coluna & Ombro.

Formato online – Clique Aqui

Formato Presencial – Clique Aqui

Referencias

Melinda B. S, Tyler M, H. Scott K, F, Douglas K. M. Messiah C – Six-week Pilates Program Improves Postural Stability, Balance, And Isometric Back Strength In College-aged Athletes – American College of Sports Medicine, 2018.

Escrito por:

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Professor de Cursos de Pilates e Ortopedia – Pilates Fisio Fitness, Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior. Pilates e Entorse de Tornozelo

Contatos pessoais: 11 967811979 (whatsapp), Instagram e Facebook

Deseja realizar seu curso de Pilates Completo, acesse nosso site e saiba mais.

Site
Youtube

Facebook

Instagram

Pilates no Equilíbrio Postura Estabilidade