Menu fechado

Pilates na Instabilidade Lombar

Pilates na Instabilidade Lombar: Dor, Tensão e Desordens Funcionais. Qual Papel do Pilates?

Pilates na instabilidade lombar, nas desordens da coluna vertebral vendo muito empregado devido a sua eficácia na ativação da musculatura profunda.

A instabilidade lombar tem sido sugerida como causa, além da dor, de desordens funcionais e tensões, já que a força de deformação dos ligamentos e dos discos induzida por cargas passivas da coluna dessensibiliza os mecanoceptores teciduais, diminuindo ou eliminando a força estabilizadora muscular reflexa

Existe Protocolo de Tratamento?

Apesar de não haver um protocolo de exercícios pré definido para o treino da musculatura estabilizadora lombar, França et al. (2008) afirmam, em revisão da literatura, a eficácia dos treinos na dor lombar e, principalmente, na prevenção de sua recidiva, atuando no controle motor e devolvendo a função protetora dos músculos profundos.

Apesar disso, pouco se afirma sobre as consequências diretas entre estes treinos e a propriocepção, bem como sua capacidade de modificar um ao outro (FRANÇA et al., 2008).

Poucos estudos suportam a hipótese de que o exercício alvo é capaz de melhorar a propriocepção e ainda não se pode afirmar que o treino é capaz de alterar o número de receptores periféricos (PETERSEN et al., 2008), mas o input sensorial (propriocepção) processado pelo sistema nervoso central, pode ser modificado com o treino (PETERSEN et al., 2008).

Petersen et al. (2008) afirmam que os atuais achados sobre controle neuromuscular alterado não lidam com propriocepção diretamente.

Propriocepção deve ser medida em estudos desse tipo, para que se possa determinar se há relação direta entre ela e controle motor prejudicado, e não apenas entre o controle motor e a dor (PETERSEN et al., 2008).

Disfunções sensório-motoras associadas à dor lombar podem incluir alterações em uma ampla variedade de mecanismos de controle, e sua fisiopatologia e características em diferentes lesões da coluna vertebral exigem uma investigação mais aprofundada (LEINONE, 2004; GEORGY, 2011).

Propriocepção e treinamento de controle muscular podem ser os principais elementos-chave para a reabilitação de pacientes com dor lombar, mas ainda há pouca pesquisa tentando quantificar a propriocepção da coluna vertebral e detectar déficits em indivíduos sintomáticos (BRUMAGNE et al., 2000; FEIPEL et al., 2003; GEORGY, 2011).

Vamos pensar em quais exercícios de pilates na Instabilidade Lombar seria interessante?

E você que exercícios de Pilates Na Instabilidade Lombar proporia para seu paciente com instabilidade e déficit de propriocepção? Postem abaixo e vamos discutir o assunto!

E para te ajudar vamos ver o vídeo do Professor Camilo Junior com Dicas de Pilates para Coluna

 

Bibliografia – Pilates Na Instabilidade Lombar

França, F. J. R.; Burke, T. N.; Claret, D. N.; Marques, A. P. Estabilização segmentar da coluna lombar nas lombalgias: uma revisão bibliográfica e um programa de exercícios.Fisioterapia e Pesquisa, v.15, n.2, p.200-6, 2008.

Escrito por:

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Professor de Cursos de Pilates e Ortopedia – Pilates Fisio Fitness, Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior.

Contatos pessoais: 11 967811979 (whatsapp), Instagram e Facebook

Deseja realizar seu curso de Pilates Completo, acesse nosso site e saiba mais.

Site
Youtube

Facebook

Instagram