Menu fechado

Pilates na Concussão no Esporte

Pilates na Concussão no Esporte

Você Sabe o que é concussão e como identificar? Sabia que o Pilates na Concussão pode ser uma alternativa de atividade física bastante importante? Neste Artigo você aprenderá a identificar, classificação, etiologia, como podemos ajudar nossos pacientes, atletas e alunos através do Pilates.

A concussão ocorre pela ação de forças biomecânicas que afetam o cérebro, podendo ser provocada
por um impacto direto na região crânio-encefálica.

A Academia Americana de Neurologia define concussão como uma alteração traumática induzida no estado mental que pode ou não envolver a perda de consciência.

Manifesta-se por um conjunto de sinais clínicos que podem ou não incluir a perda de consciência.

Traumas Crânio-encefálicas

Traumas crânio-encefálicos relacionados ao esporte têm sido relatados tanto em esportes de contato direto, resultantes de golpes diretos na região crânio-encefálica, bem como em esportes em que
não exista contato direto entre os competidores, resultantes de movimentos de aceleração, desaceleração e rotação.

De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, os dados existentes indicam que os atletas jovens possuem um risco maior de sofrer concussões em relação aos atletas adultos, e as mulheres uma probabilidade maior de ocorrência desse tipo de lesão cerebral.

As concussões representam 70% de todos os traumatismos crânio-encefálicos e somente 15% dos comprometidos apresentarão deficiências cognitivas ou comportamentais posteriores, como esquizofrenia, mania e pânico.

No Brasil, não há a existência de dados estatísticos sobre lesões concussivas na prática esportiva.

A severidade está relacionada com o grau da concussão, os sintomas e o tempo de persistência destes.

A concussão pode ocorrer em qualquer tipo de esporte, sendo mais comum nos esportes de contato, especialmente se praticados como competição, ocasionando, assim, uma incidência 6 vezes maior
do que nos esportes de recreação, no gênero feminino em comparativo com o gênero masculino.

Deve-se suspeitar de uma concussão se o atleta apresentar sintomas como cefaleia e tonturas, se
houver a presença de desorientação, confusão mental, amnésia, sinais de desequilíbrio ou perda da
coordenação e o aparecimento de comportamento inadequado.

Outros sintomas que podem aparecer incluem náuseas, visão dupla ou turva, tonturas, fadiga, sensação de nevoeiro ou lentificação e dificuldade de concentração.

Classificação da Concussão

A concussão pode ser classificada como leve( grau 1), moderada (Grau 2) ou grave (Grau 3). O grau de concussão é baseado nos sintomas e sinais clínicos.

Quando um atleta com sintomas persistentes pós-concussão sofre um segundo golpe na cabeça,
há a possibilidade de se desenvolver a síndrome do segundo impacto.

O programa de reabilitação deve ser iniciado com exercícios aeróbios e Pilates e ser gradativamente somado a exercícios relacionados com o tipo de esporte (pode-se adaptar o Pilates aos gestos esportivos, exercício esportivo sem contato físico, prática da modalidade sem restrições e retorno às atividades, sendo necessário que o atleta esteja assintomático para evoluir em cada fase de seu treinamento.

Os programas de reabilitação mais seguidos pelos atletas após concussão estão visualizados nas tabelas.

Gostou desse Artigo Pilates na concussão? acesse outros AQUI

Referências

Bailes JE, Cantu RC. Head injury in athletes. Neurosurgery 2001 Jan;48(1):26-45;

Covassin T, Swanik CB, Sachs ML. Epidemiological considerations of concussions among intercollegiate athletes. Appl Neuropsychol 2003 10(1):12-22;

Assunção CS, Kitamura AKY, Pontes DHM, Gandara JPS, Bouças RI, Achar RAN, Achar E. Alterações neurológicas em concussão nos espor�es • Science in Health • jan-abr 2015.

 

Escrito por:

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Professor de Cursos de Pilates e Ortopedia – Pilates Fisio Fitness, Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior. Pilates e Entorse de Tornozelo

Contatos pessoais: 11 967811979 (whatsapp), Instagram e Facebook

Deseja realizar seu curso de Pilates Completo, acesse nosso site e saiba mais.

Site
Youtube

Facebook

Instagram