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Pilates na Ansiedade e Motivação

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Importância do Pilates na Ansiedade e Motivação

Sabe-se que os benefícios do Pilates são enormes, como toda atividade física o Pilates também é responsável por liberar alguns hormônios responsáveis pelo prazer, bem estar físico e mental. Portanto vamos discorrer sobre um artigo que relata exatamente sobre esse assunto: Pilates na Ansiedade, Motivação, Depressão, Atenção.

Ao desenvolver seu método, Pilates (fundador dos exercícios de Pilates) combina conceitos orientais e ocidentais (Pilates e Robbins, 2012), incluindo foco mental e respiração específica do yoga com o grego antigo e Sistemas de exercícios romanos.

Pilates fornece uma coordenação completa do corpo, mente e espírito. O Pilates baseia-se em conco princípios que permitem aumentar a atenção, a motivação e melhorar as funções cognitivas, minimizando o stress no corpo (Ungaro,
2002).

Princípio dos pilates

Centralização: Fisicamente trazendo o foco para o centro do corpo, que inclui os músculos abdominais, pélvis, nádegas e volta.

Concentração: Dar toda a atenção à forma e execução de cada exercício.

Controle e Precisão: Envolver a mente para se unir ao corpo para economizar movimento (ou seja, aprender a usar apenas os músculos necessário executar uma tarefa, enquanto o resto do corpo relaxa). Empregando a noção de que cada movimento tem um propósito, resultando em um “menos é mais” e “qualidade sobre quantidade “filosofia. Quando um movimento é realizado bem algumas vezes, não há necessidade de fazer mais.

Respiração: Movendo-se em conjunto com a respiração, resultando em maior capacidade pulmonar, coordenação geral e facilitando uma conexão mente-corpo.

Fluidez: realização do exercício sem esforço, nem lento nem muito rápido, facilidade são metas aplicadas a todos os exercícios. A energia de um exercício conecta todo o corpo partes e flui através do corpo de maneira uniforme.

Benefícios dos pilates

A abordagem mente-corpo tem muitos impactos físicos, psicológicos e sociais (Hillman, Erickson, Kramer, 2008; Ungaro, 2002) dado abaixo:

• Aumentar a flexibilidade, força e vitalidade; • Fortalecer o sistema imunológico; • Melhorar o equilíbrio; • Ajudar a administrar condições crônicas de saúde, como asma, síndrome do túnel do carpo, depressão, dor nas costas, osteoartrite e osteoporose; • Melhore a concentração e o foco; • Reduza o estresse e a ansiedade, alivie a tensão e aumente a energia; • Incentive a conexão do físico, mental e espiritual; • Ajuda-nos a manter uma coluna forte e flexível e proporcione uma maior consciência de nossa postura; • Fortalecer os músculos abdominais profundos; • Ajuda com motivação, envolvendo nossa mente e aumentando a consciência corporal; • Promover a recuperação de tensão ou lesão; • Aumentar a amplitude de movimento das articulações; • Melhora da circulação; • Oferecer alívio da dor nas costas e do estresse articular; • Desenvolvimento e preparação para o treinamento esportivo e a aptidão funcional para a vida diária; • Melhora a maneira como o nosso corpo parece e sente; • A comunidade médica também reconhece o Pilates como uma modalidade que auxilia na fisioterapia. O trabalho é frequentemente incorporado à terapia convencional para facilitar a cura e proteger os clientes de lesões futuras.

 

Acima vemos um organograma de como o Pilates influencia nos fatores psicológicos acima mencionados de várias maneiras. LEMBRANDO QUÊ, CADA CASO É UM CASO E DEVE SER TRATADO COMO TAL.

A ansiedade é uma das principais variáveis psicológicas que é considerada como uma parte importante da personalidade no desenvolvimento. Ansiedade é um estado psicológico e fisiológico caracterizado por alterações somáticas, emocionais, cognitivas e componentes comportamentais.

No entanto, quando a ansiedade se torna esmagadora, pode cair na classificação de transtorno de ansiedade. O Pilates auxilia a reduzir o estresse, ansiedade, fadiga e melhorar o humor. Pilates ajuda um indivíduo a lidar com uma exigente situação, levando-os a lidar com isso.

Estudos americanos e europeus apresentam uma correlação negativa entre ansiedade e desempenho acadêmico (Taruna Malhotra, Sheena Sabharwal, 2013). O Pilates reduz a ansiedade seguindo o mecanismo abaixo:

Traduzindo a figura ao lado, o Pilates na ansiedade é responsável por:

Aumenta e incrementar a energia corporal;  Melhora a qualidade do sono;  Liberar e diminui os pensamentos negativos;  Corpo fica mais confortável;  Exercícios respiratórios diminuem a ansiedade;  Aumentar a atenção e concentração;  Melhorar a circulação de sangue e oxigênio fluxo para o cérebro; Músculos estão relaxados

A atenção foi originalmente definida pelo psicólogo William James, há mais de cem anos, como processamento “Um ou vários objetos simultaneamente possíveis ou trens de pensamento passando ininterruptamente. Implica a retirada de alguns coisas para lidar eficazmente com os outros ”. Você pode pensar em atenção como um filtro ou funil, em que muitos pedaços de informação entram no cérebro, mas apenas uma dessas informações é processada. Pilates de alguma maneira aumenta a atenção.

 

Traduzindo a figura acima: Concentração e precisão são dois princípios dos mais importantes no pilates; Movimento do corpo é controlado pelo cérebro; Atenção e concentração aumentadas; Qualidade do sono é aumentado; Liberar pensamento negativo; O corpo relaxa; Velocidade de processamento de memória é aumentado.

Na perspectiva educacional, a motivação é a vontade, a necessidade, o desejo e a compulsão do aluno para participar e ter sucesso no processo de aprendizado Particularmente em relação aos estudantes, a motivação para o desempenho acadêmico é de grande importância.

Pela motivação as pessoas são estimuladas a concluir com sucesso uma tarefa, atingir um objetivo ou um grau de qualificação em suas profissões (Amrai, Motlagh, Zalani & Parhon, 2011). Comportamentos motivados são enérgicos, orientada e permanente.

Conforme a figura acima: Melhoria do humor de forma geral; Aumenta a vitalidade e a energia corporal; Satisfação das necessidades psicológicas básicas como competência, autonomia e relacionamento; Melhorar bem-estar psicológico;  Atingir aprimoramentos de ego e autodeterminação; Melhora da auto-estima; Reduzir o estresse e a ansiedade; Liberar transmissores que aliviam a atividade física e dor mental; Prazer e afeto são componentes da motivação.

O Pilates reduz o estresse, a ansiedade, a fadiga e melhora o humor, a motivação e a realização.

 

Referências

Aria´n R. Aladro-Gonzalvo, et all. (2012). The effect of Pilates exercises on body composition: A systematic review. Journal of Bodywork & Movement Therapies 16, 109 e114.

Caldwell, K., Harrison, M., Adams, M., Triplett, N. T. (2009). Effect of Pilates and taiji quan training on self-efficacy, sleep quality, mood, and physical performance of college students. Journal of Bodywork and Movement Therapies, 13(2), 155-163. Version of record published by Elsevier (ISSN: 1360-8592) DOI: 10.1016/j.jbmt.2007.12.001

Chapell, Mark S., et all..Test Anxiety and Academic Performance in Undergraduate and Graduate Students . Journal of Educational Psychology, Vol. 97(2), May 2005, 268-274.

Hillman, C.H., Erickson, K.I., Kramer, A.F., (2008). Be smart, exercise your heart: exercise effects on brain and cognition. Nat. Rev. Neuroscience. 9, 58– 65.

http://psychology.about.com/od/mindex/g/motivation-definition.htm). Joseph Pilates, Judd Robbins (2012). Pilates’ Return to Life Through Contrology. Revised Edition for the 21st Century. (Originally published by Joseph Pilates in 1945), Kindle Edition.

Kourosh Amrai , Shahrzad Elahi Motlagh , Hamzeh Azizi Zalani & Hadi Parhon. (2011). The relationship between academic motivation and academic achievement students. Available online at www. sciencedirect. com. Procedia Social and Behavioral Sciences 15,399– 402.

Taruna Malhotra, Sheena Sabharwal (2013). Anxiety and Mental Health of Adolescents: A Study. International Educational E-Journal, {Quarterly}, ISSN 2277-2456, Volume-II, Issue-III, July-Aug-Sept 2013 Ungaro, A., (2002). Pilates: Body in Motion. Dorling Kindersley Publishing, Inc., London. 2002.

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Professor de Cursos de Pilates e Ortopedia – The Pilates Fisio Fitness, Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior.

Contatos: Tel:11.96781-1979 (whats), contato@thepilatesfisiofitness.com.br/ blogpilates@thepilatesfisiofitness.com.br https://www.facebook.com/junior.fisio.39

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