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O Pilates como Atividade Física De Forma Segura

O Pilates como Atividade Física De Forma Segura

A prática do Pilates em studios de Pilates ou academias tem crescido muito nos últimos anos. Esse hábito sem dúvida nenhuma é muito saudável, no entanto existem alguns cuidados indispensáveis para que não ocorram imprevistos.

Primeiramente escolher a vestimenta adequada, que permita a troca de calor entre o corpo e o ambiente e uma boa movimentação.

Os calçados devem ser apropriados?

De acordo com a modalidade escolhida. No caso dos exercícios em academias os tênis são os melhores aliados. Tênis adequado a cada tipo de pé.

A escolha do calçado adequado é indispensável para que os exercícios sejam executados corretamente, garantindo uma boa postura durante a prática dos exercícios.

Se o calçado for inadequado, num primeiro momento pode levar à dor, que provocará o mal posicionamento dos pés durante os exercícios.

Esse mal posicionamento dos pés pode levar a médio e longo prazo a lesões como os esporões e as tendinites (inflamação nos tendões).

curso de pilates aparelhosPilates no Studio?

Pensando no Studio de Pilates, não podemos nos esquecer das meias, que devem ser igualmente confortáveis e permitir uma boa ventilação dos pés.

Os exercícios devem ser realizados sempre respeitando os limites do corpo. Aquela dor do dia seguinte pode mesmo ocorrer, mas se a dor não desaparecer nos próximos dias, com a continuidade do treinamento ou com o descanso, isso é um sinal de alerta: interrompa o treino e comunique seu professor.

Obs: Nos cursos de pilates sempre frisamos algo importante. “Cuidado com as costuras que podem causar lesões na pele e bolhas, alterando a boa postura da pisada”.

Dores X Tendinite: Atenção

Dores mais localizadas e agudas podem ser por exemplo sinal de tendinite, que é frequentemente decorrente ou de má-postura durante a execução dos exercícios, ou de uma intensidade de treinamento mais alta do que o limite do corpo (por exemplo: overtrainning, alongamento no Pilates além do limite do seu aluno, corrida numa velocidade maior do que a ideal; ou incremento de carga inadequada ao estágio de condicionamento do aluno).

Postura no Pilates

Uma boa postura para a realização dos exercícios é fundamental, afinal a má-postura não só prejudica o desempenho dos exercícios como pode por si só provocar lesões. Fazer um exercício com uma postura errada predispõe a lesões em músculos, tendões e ligamentos.

Por isso é importante trabalhar com um instrutor de Pilates especializado em boas escolas que visam todas as questões durante os cursos.

Princípios do Pilates

Para manter uma boa postura, procure concentrar-se no exercício, não converse ou assista televisão durante a realização das séries. (Primeiro principio do pilates – CONCENTRAÇÃO)

Olhe sempre para frente, mantendo o abdômen sempre contraído com ênfase em transverso abdominal e multífidos, procurando manter a coluna reta e estável. (Segundo princípio do pilates – CENTRALIZAÇÃO OU POWERHOUSE).

A realização dos movimentos corretos também é fundamental para que não ocorram lesões.

É muito comum, principalmente para os iniciantes, não conseguir realizar o número de séries e repetições prescritas no treino.

Quantidade de Exercícios

Não se incomode! É preferível fazer menos exercícios, porém com os movimentos corretos, do que tentar cumprir o que está prescrito no treino e acabar sobrecarregando músculos e tendões.

Geralmente essa é a principal causa de lesões em academias, estudios de Pilates ou até mesmo dos atletas de final de semana, especialmente antes da chegada do verão, quando todos querem entrar em forma rápido.

Cuidados redobrados devem ser tomados pelos adolescentes, pois como o corpo ainda está se desenvolvendo, o risco de lesões devido à sobrecarga de exercícios é maior e a ocorrência de uma lesão mais grave nessa fase de desenvolvimento pode levar a alterações posturais mais graves.

Outro detalhe importante é não se deixar levar por preferências, isto é, fazer exercício para um determinado grupo muscular e não fazer para o outro, por exemplo: alongar cadeia posterior e não alongar cadeia anterior, fazer bíceps e não fazer tríceps; fazer peito e não fazer costas, realizar movimentos lombares (paravertebrais, quadrado lombar, multífidos) e não fazer abdominal – pois isso leva a desequilíbrios musculares, podendo levar a lesões nas articulações e na coluna.

Qual profissional é adequado?

Portanto, o mais indicado é que você procure um profissional competente Professor de Educação Física ou Fisioterapeuta. 

Ombros, coluna e joelhos merecem sempre uma atenção especial.

Durante a prática dos exercícios procure se hidratar com frequência, principalmente nos dias quentes. As bebidas esportivas são excelentes para garantir a reposição não só de água, como também dos eletrólitos perdidos pelo suor.

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Artigo Escrito por

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Professor de Cursos de Pilates e Ortopedia – The Pilates Fisio Fitness, Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior.

Contatos: Tel:11.96781-1979 (whats), contato@thepilatesfisiofitness.com.br/ blogpilates@thepilatesfisiofitness.com.br https://www.facebook.com/junior.fisio.39

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