Menu fechado

Tratamento da Dor Patelofemoral

Lesões de Joelho

Dor Patelofemoral

Dor Patelofemoral é uma condição musculoesquelética comum e muitas vezes crônica, apresentando-se com dores envolto a patela ou na região retro-patelar. A dor ocorre principalmente em movimentos como corrida, agachamento, subir e descer escadas, carregar peso.

A prevalência da dor femoropatelar é de 23% nos adultos e 29% nos adolescentes em geral e afeta cerca de 36% de todos os ciclistas profissionais.

A dor patelofemoral tende a persistir em pelo menos 50% dos acometidos por até 20 anos, após o primeiro episódio e pode proceder uma osteoartrite patelar que é uma degeneração crônica.

Um retiro internacional sobre dor patelofemoral é realizado a cada 2 anos, onde cientistas e terapeutas discutem o que tem de mais moderno e avançado na busca da resolução desses problemas, onde o último realizado foi em 2017 e o próximo será em 2019 na cidade de Milwaukee, Wisconsin, EUA.

A 5º Pesquisa Patelofemoral Internacional (IPFRR17) foi realizado na Gold Coast, Austrália, e trouxe 51 participantes.
Cinquenta e cinco resumos revisados foram aceitos para o pódio de apresentação. Estes foram agrupados em sete categorias: (1) imagem; (2) epidemiologia e dor; (3) músculo e força; (4) biomecânica e saúde articular; (5) biomecânica e estresse articular patelofemoral; (6) tratamento; e (7) psicologia e dor.

Essa revisão sistemática contou com artigos de review em dor patelofemoral abrangendo anos de 2015 a 2017 e bases de dado da Pedro Physiotherapy como complemento. A estratégia de busca resultou em 655 artigos (311 revisões sistemáticas onde, 13 delas foram excluídas.

De todas as revisões escolhidas as principais para a reabilitação da dor patelofemoral encontram-se os exercícios como método de recuperação continua sendo a intervenção de escolha mais eficaz para dor femoropatelar.

A terapia por exercícios é a escolha intervencional com o maior corpo de evidências apoiando seu uso para melhorar a dor e a função a curto, médio e longo prazo.

Duas novas revisões sistemáticas e três novos ECRs em terapia por exercícios que foram integrados em recomendações da Declaração de Consenso de 2016. Essas novas descobertas reforçaram as evidências que sustentam nossa recomendações prévias sobre terapia por exercício para patelofemoral, seja ela, pilates, funcional, exercícios terapêuticos.

Sendo assim, recomenda-se que o exercício visando o fortalecimento de quadril e joelho é um componente-chave para todos os pacientes com dor femoropatelar, particularmente quando usado em combinação.

Os esforços de pesquisa podem ser mais direcionados para determinar a dose ideal de exercício para dor patelofemoral, especialmente nos parâmetros de prescrição de exercícios. Que por sua vez, facilitará ainda mais a implementação das conclusões da prática clínica e otimizar os benefícios potenciais dos exercícios de Pilates para pacientes com dor patelofemoral.

Outras terapias como ortoses, terapia manual, acupuntura e combinação das terapias ainda são propostos e que, a combinação dessas terapias tem um resultado satisfatório, mas sem nunca deixar de mencionar a terapia por exercícios aliada.

Algo muito importante foi analisado, sobre os agentes eletrofísicos (eletroterapia, termoterapia), considerada intervenções primárias passivas, deveriam ser trocadas e ou combinadas com exercícios ativos, somente elas não há nenhuma evidência de melhora do quadro.

Referência

Collins NJ, et al. Consensus statement on exercise therapy and physical interventions (orthoses, taping and manual therapy) to treat patellofemoral pain: recommendations from the 5th International Patellofemoral Pain Research Retreat, Gold Coast, Australia, 2017.  J Sports Med 2018;52:1170–1178.

 

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Professor de Cursos de Pilates e Ortopedia – The Pilates Fisio Fitness, Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior.

Contatos: Tel:11.96781-1979 (whats), contato@thepilatesfisiofitness.com.br/ blogpilates@thepilatesfisiofitness.com.br https://www.facebook.com/junior.fisio.39

Deseja realizar seu curso de Pilates Completo, acesse nosso site e saiba mais.

Site: http://pilatescompleto.com.br
Youtube 
https://www.youtube.com/channel/UC_bdG719cfjaSbcLicmsaqA
Facebook 
https://www.facebook.com/FisioFitnessPilates
Instagram 
https://www.instagram.com/thepilatesfisio