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7 Exercícios de Pilates Para o Desejo Sexual Feminino

7 Exercícios de Pilates Para Aumentar Desejo Sexual Feminino

O desejo sexual é um elemento chave da saúde geral dos adultos e de sua qualidade de vida. O desejo sexual satisfatória pode proporcionar ao indivíduo benefícios físicos, como saúde cardiovascular, melhora no exercício de pilates ou físico e redução da sensibilidade à dor, além de benefícios psicológicos, como redução da depressão, melhora do bem-estar geral, mais qualidade de vida e aumento da longevidade.

Por meio de estímulos sexuais positivos, pode-se desencadear na mulher o aumento do desejo sexual. A partir dele, há a possibilidade de uma evolução para a excitação sexual que pode, posteriormente, culminar em uma resposta orgásmica.

O ato sexual se perdura em 4 fases: Excitação, Platô, Orgasmo, Resolução, Tal modelo preconizava que o estímulo sexual (fantasias ou sensações) promoveria a excitação, manifestada por ereção (no homem) e por uma vasocongestão vulvovaginal (na mulher).

Se o estímulo fosse mantido, o indivíduo seria conduzido à fase de platô e, na sequência, ao orgasmo, acompanhado de ejaculação, no homem. Sucederia, então, um período refratário (fase de resolução), quando o organismo retornaria às condições anteriores ao início do estímulo sexual.

Atualmente é discutido o “Modelo Circular da Resposta Sexual Feminina”, segundo o qual a mulher iniciaria a relação a partir da “neutralidade sexual”, ou seja, quando estimulada pelo parceiro atingiria a excitação, antepondo a excitação ao desejo. O desejo se desenvolveria depois, sendo uma consequência e não a causa do ato sexual.

Muitas mulheres apresentam disfunção sexual e nem ao menos reparam ou procuram ajuda médica, achando ser “normal”, muitas vezes nunca chegando ao orgasmo, tendo dificuldades de lubrificação ou dores durante o ato sexual, ou seja, um bloqueio total ou parcial da resposta sexual normal, podendo ter uma causa orgânica ou psicossocial.

Essas disfunções sexuais femininas vêm apresentando uma grande prevalência. Dentre as disfunções sexuais mais comumente encontradas, destacam-se a disfunção do desejo sexual hipoativo, a anorgasmia, o vaginismo e a dispareunia conforme mencionadas no parágrafo anterior.

Além de buscar ajuda médica, psicológica e Fisioterapêutica ou Professor de Educação Física que conheça os exercícios de Pilates para o assoalho pélvico (MAP). Pois os exercícios de pilates teriam efeito positivo na vida sexual de mulheres, com o aumento da força dos músculos que se inserem no corpo cavernoso do clitóris, haveria melhor resposta do reflexo sensoriomotor (contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico durante o orgasmo), auxiliando na excitação e no orgasmo.

Plens et al. destacam o importante papel da musculatura do assoalho pélvico para a função sexual adequada e para a contribuição da expressão motora da resposta sexual. Segundo os estudos desses autores, na relação sexual os músculos do assoalho pélvico aumentam o contato com o pênis e, consequentemente, provocam as sensações vaginais.

Um dos principais pilares do Pilates é o treinamento com base no centro de força ou powerhouse, assim denominado por ser considerada essa a estrutura que suporta o resto do corpo. O powerhouse se estende desde a base das costelas até a região inferior da pelve, formando um cinturão anterior e posterior.

Sendo a pelve um dos limites desse centro de força, os músculos dessa região são juntamente contraídos durante o trabalho expiratório. Dessa forma, a contração desses durante o Pilates poderia contribuir para a melhora da resposta sexual feminina.

Sem mais delongas, vamos aos exercícios de Pilates que promovem esse benefício as mulheres que fora corroborado por diversos autores, tais como: Fortunato et al. que avaliaram a força dos músculos perineais de estudantes do curso de Fisioterapia. Foram avaliadas 12 estudantes, as quais responderam questionários que avaliavam a função sexual (QS-F e FSFI); essas mulheres pesquisadas foram submetidas à avaliação funcional do assoalho pélvico, pela palpação vaginal bidigital, e à mensuração da função dos músculos do assoalho pélvico, pelo perineômetro. Esse estudo obteve como resultado que, quanto maior a força dos músculos perineais, maior a satisfação sexual. Consequentemente, pode-se afirmar que o treinamento desses músculos traz melhora na função sexual.

Segundo Piassarolli et al. e Halis et al. O Pilates é um método que exercita e, consequentemente, fortalece os músculos do assoalho pélvico. Esse fortalecimento tem efeito benéfico sobre a vida sexual feminina.

Segue os 7 exercícios de Pilates:

1 – Movimentos pélvicos: movimentos de ante e retroversão pélvica na bola; e movimentos circulares, nos quais a paciente movimenta o quadril de modo a formar um círculo com a bola.

2 – Ponte na bola: estando em decúbito dorsal, a mulher posiciona os pés em cima da bola e faz o movimento de elevar e baixar o quadril.

3 – Elevação do quadril: no reformer, a mulher posiciona-se colocando as mãos na barra e os pés no apoio de ombros e movimenta o carrinho para frente e para trás. Quando o carrinho se move para frente, o quadril da mulher deve elevar-se; quando se move para trás,ele se alinha com a coluna.

4 – Rotação de membros inferiores: no reformer, com a paciente em decúbito dorsal, colocam-se as alças nos pés, de modo que fiquem em contato com a planta do pé. A mulher realiza a rotação de ambos os membros, formando um círculo.

5 – Exercício de empurrar a bola: a mulher, em decúbito dorsal, posiciona os pés na bola formando um ângulo de 90º com o tatame, empurra a bola para frente e, contando com a ajuda do terapeuta, traz a bola para perto do corpo novamente.

6 – Abdominal sustentado: a mulher, em decúbito dorsal, posiciona-se com os membros inferiores escorados na bola, de forma que a parte posterior da perna fique apoiada na bola, com os membros estendidos. A mulher deve elevar o tronco e sustentar essa posição durante 15 segundos. Durante esse momento, a mulher foi orientada a manter a respiração normal, realizando a contração dos músculos do assoalho pélvico durante a expiração.

7 – Mesa com elevação de membros: em posição de gatas, a mulher estende o membro superior e o membro inferior contralateral, sem rotar o quadril. Quando necessário, o fisioterapeuta posiciona-se com as mãos no quadril da paciente, de modo a estabilizar o movimento.

Além desses exercícios, o Método Pilates possui inúmeros execícios para a realização do mesmo, deixando a aula mais prazerosa e cheio de desafios para a mulher que realiza os exercícios de pilates, e promovendo todos os benefícios para seu autoconhecimento e tudo que envolve a questão sexual.

Esses exercícios foram utilizados no trabalho realizado em Santa Maria, Pelas autoras Marques & Braz (2017), publicada na revista Fisioterapia Brasil, no qual houve a seguinte conclusão: Os resultados do  estudo sugerem que a utilização do método Pilates acarreta um efeito positivo no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e que, por isso, o emprego desse método pode apresentar-se como uma alternativa para a melhora da função sexual feminina.

Referências bibliográficas

Marques M. G, Braz M. M. Efeito do método Pilates sobre a função sexual feminina. Fisioter Bras 2017;18(1):63-8

Santos AM, Santos FC, Cendoroglo MS. Sexualidade e dor crônica em idosas longevas: descrição de fatores interferenciais. Rev Dor 2015;16(1):48-52.

Fleury HJ, Pantaroto HSC, Abdo CHN. Sexualidade em oncologia. Diagn Tratamento 2011;16(2):86-90.

Piassarolli VP, Hardy E, Andrade NF, Ferreira NO, Osis MJD. Treinamento dos músculos do assoalho pélvico nas disfunções sexuais femininas. Rev Bras Ginecol Obstet 2010;5(32):234-40.

 

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Professor de Cursos de Pilates e Ortopedia – The Pilates Fisio Fitness, Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior.

Contatos: Tel:11.96781-1979 (whats), contato@thepilatesfisiofitness.com.br/ blogpilates@thepilatesfisiofitness.com.br https://www.facebook.com/junior.fisio.39

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